quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Bridesmaids - Damas de honra adultas

Bom dia meninas e meninos,

Recebi um recadinho da querida Dagma do blog Dagma & Marcelo, perguntando sobre Bridesmaid.

Como eu já disse uma vez, eu as terei, serão minhas 3 primas solteiras =), e talvez 1 amiga!!!

Então vamos falar um pouco dessas "damas de honra adultas"...

Pesquisa da internet: Ctrl+C, Ctrl+V (créditos ao final)

Segundo tradição ocidental a dama de honra deve ter se originado do antigo império romano, onde vários jovens se vestiam iguais aos noivos a fim de confundir os maus espíritos fazendo dessa forma com que nada acontecesse de errado ao casal.


Um costume muito antigo que se manteve principalmente na Europa e America do Norte salvo e graças à algumas modificações, e que atualmente também está cativando as noivas do Brasil.


As damas de honra adultas geralmente são amigas bem próximas ou familiares, irmãs solteiras e primas que podem ajudar a noiva com os preparativos e organização do casamento ou apenas como uma boa e agradável companhia em momentos especiais.


É uma opção bem interessante principalmente para noivas que não tem nenhuma criança para ser a daminha ou que tenha pessoas queridas merecedoras de um papel especial nesse dia tão importante.


As damas de honra adultas substituem as daminhas, e vice versa. Já, se você pretende ter a presença das graciosas crianças, deve-se atentar para alguns detalhes para que não haja confusão para definir os papéis. Em resumo…


As damas de honra (adultas) levam apenas buquês de flores;



Se você tiver apenas damas adultas, delegue ao próprio noivo a tarefa de levar as alianças no bolso do paletó;

Já se tiver um menininho para ser o pajem, a incumbência de levar as alianças será dele, já que o papel do pajem é ser auxiliar do noivo;

Se ainda tiver meninas as quais você faça questão que participem, dê a ela(s) o papel de florista(s), sendo aconselhável no máximo duas.

Quanto aos trajes, é muito importante a harmonia entre as damas, obedecendo a um mesmo padrão de cor unicamente ou tom sobre tom. Quanto ao modelo, dependerá do consenso entre elas podendo ou não ser iguais.


Os buquês são geralmente menores e em harmonia com a cor do vestido ou decoração, não havendo necessidade alguma de ser igual ao da noiva, embora, seja comumente visto a similaridade entre os buquês das damas e noivas em casamentos americanos como pode perceber logo abaixo. Mas sempre fazemos questão de lembrar que a noiva é única e não precisa parecer ou combinar com ninguém!


Já se fizer questão de usar alguma coisa que esteja em harmonia com suas damas amigas, veja a idéia do sapato colorido na cor dos vestidos ou sapatos das damas ou ainda um diferente detalhe no vestido como aparece na imagem a seguir.

Quanto aos penteados, também não precisam ser iguais, dependendo do estilo e preferência de cada dama. A idéia de usarem nos cabelos algo em comum é interessante, como um acessório ou flores. 


O visual das damas de honra não precisa ser glamorosos, mas sim graciosos… Modelos de vestidos seguindo uma linha clean sem exageros e penteados mais naturais são geralmente as melhores escolhas.


No cortejo devem entrar após os padrinhos e de preferência em duplas obedecendo uma certa harmonia em relação a altura sendo as mais baixinhas na frente das mais altas. Daí o detalhe de convidar duas, quatro e no máximo seis. E dependendo da quantidade de padrinhos e tamanho do espaço, as damas podem acomodar-se no primeiros bancos ficando estes já devidamente reservados.


Assim como para as crianças, as damas adultas também merecem um mimo… Presenteie suas damas com uma lembrança especial para que possam sempre olhar e lembrar-se desse dia tão marcante da sua vida em que puderam participar como convidadas de “honra”!


Além das dicas ilustradas acima, uma idéia muito bacana e que toda mulher adora, são caixas em mdf personalizadas com fotos, decoupage, revestidas em tecido, laços de cetim, bordados com o nome da dama, enfim, o que a criatividade e bom gosto sugerir. Dentro, você pode colocar um agradecimento ou um presente simbólico, já que a própria caixa é o principal. Certamente elas vão amar a surpresa!

E o mais importante é se divertir com essas pessoas tão especiais, e fazer fotos lindas!!!

 Fonte: Mega Noivas

Meninas espero ter ajudado um pouco!!!

Beijos e uma ótima quinta =)

28 comentários:

Fernanda disse...

Oi Van

Adorei saber mais sobre Bridesmaid.
Interessante né...
Tem q ser amigas de verdade para poder ser "nomeada" uma Bridesmaid, infelizmente no meu não terá, mas acho muito lindo!

Tenha um bom dia

Beijos

Anônimo disse...

as alianças podem ser levadas pelo padrinho de confiança do noivo (nao pode ser alguém esquecido ehehe)
No meu casamento escolhi minhas 3 irmas como bridesmaid/madrinhas, elas vao entrar antes de mim e se sentar nas primeiras fileiras junto com os maridos (que ja estaram sentados esperando por elas). Preferi que cada uma escolhesse o modelo do proprio vestido (pois cada um tem um gosto e uma forma), mas escolhemos a cor juntas e mandamos fazer os vestidos (vamos fazer a prova agora no natal que elas estarao aqui me visitando... nao vejo a hora!)
No meu casamento nao terei crianças, mas voce pode sempre fazer com que elas sejam as "flower girls/boys" e entreguem no fim da cerimonia um botao de rosa para cada madrinha/bridesmaid e mae do noivo e noiva :)

Unknown disse...

acho muito fofo...mas não terei porque nao tenho muitas amigas que se digam 'intimas" e solteiras.

Irmas tenho 2 grandes, uma de 16 e outra de 13, e uma que ainda é recem nascida...até poderia ser as minhas 2 irmas de 16 e 13...mas é só de parte de pai, nem nos vemos muito...não tem aquele contato de "irmãos"...e de parte de mae é só eu mesma...rsrsrs

o meu terá só crianças mesmo...e acho que muitas...rsrsr

bjinhus

Fernanda disse...

Acho lindo, porém não sei ainda se vou ter... Mas acho lindo lindo mesmo!!!

a foto com os sapatos vermelhinhos, ficou linda...

bjos

Gi disse...

Oi Van.
Tenho um carinho pra vc lá no blog.
Beijos

disse...

Amiga, não sabia (ou não me lembrava) que você teria bridesmaids, que máximo!!! Temos mais um assunto pra trocarmos figurinhas...hehehe...
Beijos

Baby Rodrigues disse...

aiiii eu adoro essa ideia... queria muito mesmo, só que como aqui no brasil ainda nao e muito comum o povo estranha sab, e é meio dificil mobilizar, mas quem sab neh?

Dama_ disse...

Olá,
Eu queria muito as amigas de honra,
mas estou com uma certa dificuldade de distribuir papeis,
não acho elegante um bando de gente desfilando no tapete, assim só por desfilar,
e como eu quero as crianças acho que nã vou tê-las, mas amo de paixão...
Outro probleminha, minhas escolhidas não querem se vestir iguais e nem ao menso parecidas, e isso que eu gosto harmonia nos looks!!!
Bjus
Adorei o post!

Leila Fontes disse...

Eu gosto de idéia...Acho que no meu terá 2 tb!!

Bjus

Tathiane disse...

eu vou ter daminha mesmo, vai ser um priminha do Clayton e minha irmanzinha,acho que ate la ela vai ter uns 2 anos e meio...bjux...

Maura Simon disse...

Vane, que post TU-DO!! Eu sempre quis saber mais sobre as BM's e adorei tudo o que tu escreveu... queria tanto ter, mas como terei poucos convidados não sei se vai rolar, mas acho que fica lindo, imagina a bagunça dessa mulherada com a noiva antes do casório? Além disso, rende lindas fotos né? BJos

Anônimo disse...

Acho lindo ate porque rendem fotos lindas, mas minha amigas tem tudo namorado ou são casadas e algumas vão ser minha madrinhas.Mais ainda vou pensar!

Camilla Cândido disse...

eu terei duas mocinhas :)

Anônimo disse...

Que lindo essas fotos eu acho lindo as damas com cores tudo igualzinha. Já coloquei vc na lista do amigo secreto ebaaaaaaaaaaa. Flor se vc puder fazer uma divulgação aqui eu agradeço muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito

bjs

Pâmela ♥ Renan disse...

Anhiii... Eu tenhO uma irmã de 11 anos e ela quer muiitO participar desse momento com um papelimportante... Tipo "Dama de honra", tenho pensado nesse hipotese... Mais nãos eii se vaii rola!!!

Mais enfim gosto muito do efeito que tem nas fotos... parece coisa de cumplicidade msm ...

Onhii fiqueiii muito indecisa! rS*

Liliane disse...

Eu acho que tem que ter cuidado para não ficar com cara de festa de 15 anos.
Bjs, Lili

KARLA LAURA disse...

Oi Vanessa. Adorei o post sobre Damas de honra adultas, amo saber a histórias dos rituais... as fotos são encantadoras.

Obrigada pelas visitas, obrigada por tornar-se seguidora do meu outro blog e obrigada pelo carinho!!!

Bjos e que Deus te abençoe sempre!!!

Anônimo disse...

Van!
Excelente post!
Esclareceu todas as dúvidas!!!
Beijos!

Cacaw disse...

Oi Van... sabia que você me deu uma ideia! Eu não penso em ter daminhas, nem floristas, nem pajens... mas as Bridesmaid eu achei beeem interessante... Tenho primas moçoilas, acho que ficariam lindas de Bridesmaid! Vou pensar nesse item!
Beijão linda ;*

Anônimo disse...

Amiga já te add no msn, mas se não pegar vc me add passionate.girl@hotmail.com

bjs

Baby Rodrigues disse...

ahh esqueci de te falar, as fiti9nhas nao ficaram caras, em torno de 20 a 30 10 metros

Suzy disse...

Ótimo post Van!!
Por isso o blog é um sucesso, vc sempre atenta a tirar as dúvidas das blogueiras!!

Bjus!!

Thaís disse...

Que post legal, Van!!
mas eu vou fazer tudo ao contrário... rsrsrrsrs
Minha irmãzinha de 5 anos entrará antes de mim carregando um Santo Antônio de pano e na hora das alianças entrará minha tia (mais nova que eu 4 anos) com as alianças... rsrsrrs

Loly disse...

Acho divertido ter damas de honra adultas!
No casamento da minha irma foi assim: duas priminhas minhas pequenas entraram como floristas!
E minha prima adulta entrou com as alianças!
Foi diferente, inusitado!

Todomundoamou!!

Bjs

Ju Louseiro disse...

Pode parecer estranho, mas eu vou ter duas damas e 3 casais de cada lado...


bjuus

ah, qta foto linda

Manu disse...

Acho lindo, queria ter, porém ainda tenho dúvidas !

Beijos

Dagma ♥ Marcelo disse...

Oiee querida, Obrigada por ter tirado a minha duvida... muito lindo o post. Amei! E tenho certeza que tirou muitas duvidas das blogueiras noivas, é um item a ser pensado por todas, acho sensacional.
Mas agora, estou com duvida, não sei se vou mesmo querer as Damas adultas, acho muitooooo lindo, porém fui num casamento de uma amiga que teve, e muitas novidades que teve no casamento dela vai ter no meu, algumas coisas já ate cortei, mas outras resolvi deixar... As Damas Adultas estou pensando deixar de lado...ainda não sei...

Luana Feitosa disse...

Está quase certo de ter bridesmaids mas também quero as daminhas e os pajens. Ah, amei a última foto.Bjss