terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Como cuidar de Orquídeas

Bom dia meninas e meninos,

Como todas já sabem eu ganhei um lindo vaso de orquídeas no meu aniversário. Ai eu pensei "como cuidar dela pra ela não morrer?"...

A internet é uma maravilha nessas horas, pesquisei e encontrei... ai que decidi compratilhar o aprendizado com vocês, porque pode haver noivinhas ou casadinhas que como eu não nasceram com o dom da jardinagem =)

Vamos lá:

Créditos da imagem: Arquivo pessoal

Cuidando das orquídeas
Não há grandes segredos nos cuidados com as orquídeas. Aqui te daremos as principais dicas para o sucesso no cultivo de orquídeas.
Como regar?

O modo mais fácil de matar uma orquídea é molhando-a demais. Suas raízes ficam sem oxigênio e morrem, e os fungos se proliferam de forma descontrolada. As regas devem ser feitas de 2 a 3 vezes por semana, dependendo do clima na época.

Não siga à risca regras do tipo "um copo de água a cada 2 dias", pois isso não funciona bem! O melhor jeito é testarmos enfiando o dedo no substrato. Cave levemente e sinta a umidade a cada 2 dias. Se ainda estiver úmido, não regue, espere até secar. Regue até que a água comece a escorrer por baixo do vaso. Para elas, é melhor a falta ao excesso de água.
Para saber detalhes sobre as espécies mais populares de orquídeas clique aqui.

Devemos regá-las de preferência no início da manhã ou final da tarde, evite regar à noite para não deixar as folhas molhadas durante toda à noite. Saiba mais sobre como regar suas plantas.

Devo adubar minha orquídea?
Claro, ela precisa de nutrientes para crescer. O próprio xaxim ou fibra de coco é fornecedor natural de vários nutrientes. Mas cuidado: O exagero de adubo é pior do que a falta.

Se for colocar adubos no vaso, prefira os orgânicos ou as misturas, pois são mais seguros e eficientes.Podemos adubar colocando um pouco de adubo em um canto do vaso, na quantidade recomendada. Não coloque o adubo próximo ao bulbo, pois ele pode "queimá-lo". Esse adubo irá dissolver-se aos poucos, liberando nutrientes a cada irrigação. Os melhores para isso são os orgânicos, como a torta de mamona e a farinha de osso, mas podemos também usar misturas, como o "Bokashi", que pode ser encontrado em casas especializadas. Essas adubações podem ter intervalos de 3 meses ou mais.

A adubação foliar pode ser feita a cada 15 dias ou mais, com misturas próprias de adubo mineral, dissolvidos em água e aplicados com borrifadores comuns. Procure em casas especializadas, há diversas formulações, busque mais informações na embalagem dos produtos.
Cada adubo exige quantidades diferentes, portanto informe-se sobre a dose e forma de aplicação do adubo que você comprar. Isso geralmente está escrito na embalagem.

Pragas e doenças
Poucas são as doenças que podem atacar as orquídeas, mas caso ataquem, pouco pode ser feito. Entretanto, existem
formas de evitar o aparecimento de doenças nas plantas.
Alguns insetos podem se tornar problemas, sendo os principais os pulgões e as cochonilhas. Os pulgões podem ser facilmente eliminados borrifando-se uma mistura de água e detergente, ou mesmo inseticidas domésticos à base de água, como o "SBP". Já as cochonilhas devem ser removidas manualmente, sob a torneira, raspando-se as folhas com uma escova macia (pode ser uma escova dental).
Quando renovar o vaso?
Quando a planta estiver excessivamente ramificada, ou com as raízes muito grandes para o vaso, devemos efetuar a divisão da planta, ou passá-las a um vaso maior, pois suas raízes já não possuirão mais espaço para seu bom desenvolvimento. Lembre-se que muitas orquídeas criam raízes fora do vaso mesmo que não esteja faltando espaço, o que é normal. Outro critério é trocarmos o vaso quando o substrato começar a drenar mal a água, o que indica um excesso de raízes.

Fonte: CULTIVANDO

Beijos =*

16 comentários:

Jornal da Lulu Teen - By Luíza disse...

eu acho essa flor súper linda, no meu banheiro tem uma só q é de silicone e parece muito com a natural!!!
bjnsssss ♥ ♥ ♥
Luíza
http://jornaldaluluteen.blogspot.com

Fernanda disse...

Oi Van
bom Dia

òtimas dicas!
Adorei saber um pouco mais sobre como cuidar das orquideas...e essas flores são lindas né :)

Beijos

Alyne de Prince disse...

Ótima explicação!
Amo flores, mas também não tenho o dom de cuidar... rs
Seu vaso é maravilhoso! Tomara que vocês consiga mantê-lo por muito tempo assim lindo!

Abraços!

Musa disse...

Excelente dica! Ai, ai, adoro orquídeas, se não fossem tão caras.... hehehe

Bjos!

Thaise disse...

Oi Van :)
que legal..
aqui em joinville tem a festa das flores.. (não sei se você conhece.. ou já ouviu falar)
ganhei uma orquidea do Saulo..
ela não durou 1 meês :(
acho que não sei cuidar não, rs!

beijosss

Priscilla Rocha disse...

Oi Van.. O sonho do meu pai era que o meu casamento nas mesas tivesse orquídeas, seria um luxo,mas não faz parte da minha realizade.São lindas..Sempre que morre a de casa minha mãe compra outra.Adorei a dica.
Tenha um bom dia.Bjos

Kelly Oliveira disse...

Boas dicas!!! Amo orquídeas!
Bjkas

Milena disse...

Oi Van...
Eu definitivamente não nasci com o dom da jardinagem...rsrsrs!!!
Todas as flores que ganhei do noivo morreram rapidinho :(
Amei as dicas...
Bjoka.

KARLA LAURA disse...

Oi Flor, como vai?!

Olha no meu noivado também ganhei uma orquídea, foi a primeira vez que meu noivo me deu flores rsrsrs... ele demonstra amor e carinho de outras formas, mas mulher gosta de flores né rsrsrs...

Amei o post sobre orquídeas, vou copiar e postar no meu blog, assim aproveito para mostrar a orquídea que ganhei, pois lendo seu post, acabei de descobrir que não havia mostrado ela ainda.

Beijos e fique com Deus!!!
http://preparativosparameucasamento.blogspot.com/

Mari e Eder disse...

oi!!!!
adoro orquidea...tem q saber cuidar mesmo!!!
bjbj

Casamento à vista disse...

Amo orquídeas e é muito bom saber como cuidar delas! beijos!

Suzy disse...

Eu acho orquídeas lindíssimas, ganhei uma no dia dos professores, mas confesso q quem cuida de todas as minhas plantas é minha mãe, rsrsrs

Bjinhus!!

Bella disse...

Van!!eu sou a maior assassina de orquidea!!
diferente da minha irma que tem zilhoes da varanda!!
todas que o fabinho ja me deu, tadinhas morreram!!
mas agora em casa, ja que tenho mais espaço, vamos ver se cuido delas com mais acrinho!!
brigada pela dica!
beijos

Marcelly disse...

Eu acho orquídea uma das flores mais lindas q existem, mas, eu sou uma negação com plantas, todas q já ganhei na minha vida deixei morrer, então agora quem me conheçe nem me dá mais, rsrs !
Bjks !

Cacaw disse...

Eu não consigo não pensar na minha mãe quando vejo uma orquídea! A flor preferida dela... Magnifica mesmo! :)
Beijo Van fofa ;*

Véu da Noiva! disse...

Adorei as dicas. AMO Orquídeas, são as minhas prediletas!

bjs